18316 34256 1 PB

6557 palavras 27 páginas
Prevenção de acidentes do trabalho
JOS~ LUIZ HESKETH *

PAULO ROBERTO NOGUEIRA *

1. Introdução; 2. Conceito de acidente do trabalho; 3. Causas do acidente do trabalho; 4. Prevençlo de acidentes do trabalho; 5. Medidas para a segurança do trabalho; 6. Utilizaçlo e funcionamento da Cipa; 7. Medidas para a higiene do trabalho; 8. Os acidentes e sua prevenç1i'o no Brasil; 9. Papel do psicólogo na prevençlo de acidentes.

1.

Introduçlo

Slo assustadores os dados estatísticos sobre acidentes de trabalho no Brasil. Em custos diretos, as perdas da economia brasileira, devidas a acidentes, elevaram-se em 1977 a mais de CrS6 bilhões. Se acrescentarmos os custos indiretos, teremos, nesse período, mais de CrS31 bilhões e novecentos milliões.
Naquele ano, perdemos mais de 250 milhões de horas de trabalho, como conseqüência do número de acidentes registrados - 1.614.750 - numa média de
5.294 acidentes por dia útil de trabalho. Cerca de 4.500 trabalhadores perderam suas vidas em acidentes de trabalho, estabelecendo-se Útna média alarmante de 14 mortes por dia. Há alguns anos o Brasil vem figurando entre um dos países onde há maior número de acidentes de trabalho, chegando mesmo a liderar esta triste estatística. Nfo podemos pensar apenas nesse vultoso prejuízo que experimenta a Naç!i'o, a cada ano, em valores econômicos. Devemos pensar sobretudo nas trágicas conseqüências decorrentes do acidente, seja no plano social, seja a nível familiar. É preciso que encaremos o problema principalmente em termos de valores humanos e que novas alternativas sejam geradas para minimizar, sen1i'o eliminar, a ocorrência
• Da Universidade de Brasília. Os autores desejam expressar seu agradecimento às psicólogas
Míriam S. C. da Cunha e Vera L. L. de Moraes, pela prestimosa colaboração na pesquisa de dados e elaboração deste trabalho.
Arq. bras. Psic.,

Rio de Janeiro,

32 (1): 322-342,

jan./rnar. 1980

de acidentes, garantindo a segurança do trábalhador brasileiro, cujo reflexo se fará sentir na

Relacionados