1829 6334 0299

3223 palavras 13 páginas
Era dos Metais

Denomina-se idade dos metais o período que seguiu a idade da pedra, marcado pelo inicio da fabricação ou ferramentas e armas de metal. O ser humano começava a dominar ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio utilizou como matéria prima o cobre e estanho e o bronze, metais cuja fusão e mais fácil.
Este período do neolítico começa antes do quinto milênio a.c e acabaria com entrada na historia, para boa parte da Europa no primeiro milênio a.c. Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram assim as primeiras cidades.
A idade dos metais, como o próprio nome diz é marcada pela dominação dos metais por parte das primeiras sociedades da pré-história, sendo esse fato de fundamental importância pelo cultivo agrícola e também para a prática de caças. Com a agricultura, a criação de animais, o desenvolvimento da cerâmica, da tecelagem e o uso dos metais, sugiram os trabalhadores especialistas, o tecelão e o ferreiro. E com as primeiras povoações e as novas conquistas, o homem passa a produzir mais do que necessita para seu próprio consumo. Assim começaram as disputas para ver quem ficava com esse excedente, os vencedores enriqueciam de se apropriar das terras e dos bens dos vencidos, que ficavam mais pobres.
Acredita-se que o trabalho especializado, as cidades, a propriedade privada, a desigualdade social, o estado e a escrita surgiram primeiramente na Mesopotâmia e no Egito.

Europa, o Oriente Médio e a Ásia

A Idade dos Metais subdivide-se tradicionalmente em Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

O cobre

O cobre, com o ouro e a prata, foi um dos primeiros metais usados talvez porque, às vezes, aparece em forma de pepitas de metal nativo.
O objeto de cobre mais antigo conhecido, é um pingente oval procedente de Shanidar

Relacionados

  • GUIA M DICO ATUALIZADO ATE 02 12 14
    40097 palavras | 161 páginas