1820408

590 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Unidade de aprendizagem: Introdução ao Comércio Exterior
Professor:
Nome do aluno:
Data:

O site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o intuito de promover a disseminação de informações, demonstra uma série de estatísticas relativas ao comércio exterior brasileiro. Vinculado a este site, o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet (ALICEWeb), visando modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras - com dados mensais e acumulados desde janeiro de 1989 – permite, também, a realização de consultas acerca dos códigos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) vigentes na Tarifa Externa Comum (TEC).

Esta Avaliação a Distância consiste em um trabalho de pesquisa para que você possa conhecer dados e informações do comércio exterior brasileiro em relação a outros países. Para começar a atividade, acesse o site da ALICEWeb (http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/) e escolha um produto e um país como objetos de sua pesquisa.

Em primeiro lugar, indique o Produto e País escolhidos para análise, depois de feita esta escolha, responda as seguintes questões:
O país escolhido é a Argentina e o produto é a farinha de trigo.

1) Informe a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) do produto. (1,0 ponto)
O NCM da farinha de trigo é: 11010010.

Faça uma apresentação descrevendo características econômicas do comércio exterior (exportação e importação) do país escolhido. (2,0 pontos)
Localizada ao sul da América do Sul , a Argentina faz fronteira com a Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Com PIB Nominal de aproximadamente US$ 475 bilhões e crescimento próximo de 2%, em 2012, a Argentina destacou-se como a 26ª principal economia do mundo.
O setor de serviços é o principal ramo de atividade e respondeu por 60% do PIB, seguido do industrial, com 31%, e do

Relacionados

  • editl
    40458 palavras | 162 páginas