181791020213

315 palavras 2 páginas
Negros. Macacos não!
Recentemente, o jogador brasileiro Daniel Alves foi ofendido em meio de campo, quando estava jogando para o Barcelona. Torcedores adversários da Espanha, jogaram uma banana demonstrando a existência do racismo no futebol. Daniel Alvez, com sua simplicidade pegou a banana arremessada e a comeu ignorando o acontecido. Através desse ocorrido, Neymar criou uma campanha #somostodosmacacos# tirando uma foto com o seu filho segurando uma banana.
A campanha virou grande sucesso nos noticiários e em redes sociais. Artistas e muitas pessoas abraçaram a causa tirando fotos com bananas demonstrando ser contra o racismo. A intenção pode ser boa, mas se um branco fosse chamado de macaco a expressão não teria tanto peso como para um negro. O que de qualquer maneira é ofensivo em qualquer situação. Macacos são animais inteligentes e possuem genéticas bem próximas ao dos seres humanos, mas a sua linha de raciocínio está abaixo da nossa.
Luciano Hulck foi um dos artistas que foi a favor da campanha. Criou camisas para ser vendidas colocando um casal de modelos brancos seguindo o tema #somostodosmacacos#. A campanha transpareceu um pouco mais comercial do que racial. Poderia ter dado mais ênfases de como diminuir a discriminação, apresentar as diferenças sociais em que vivemos, apresentar imagens que demonstra uma realidade de pessoas que sofreram e sofrem o racismo conscientizando o ser humano.
Infelizmente o Brasil é um país que sofre racismo muito anos, desde a escravatura, e não é uma banana que vai mudar uma nação. O que ignorantes racistas precisam entender, é que não é a raça, cabelo, que constrói um indivíduo. Independente dessas características, temos que ser respeitados com igualdade dentro de uma sociedade.
Devemos lutar contra racismo, más de maneira mais sútil e com comparações coerentes. Fazendo com que os negros não se sintam humilhados, mas que estamos abraçando uma causa para uma mudança boa dentro de nossa sociedade!
Angelina Castro

Relacionados