181131110011

2323 palavras 10 páginas
AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
1.APRESENTAÇÃO
Reflexões sobre a avaliação infantil sempre existiu de diferentes maneiras, não há como a pessoa viver sem avaliar-se ou sem avaliar.
Na escola, a avaliação teve durante todo século passado uma forte tendência a ser intensiva, que os teóricos vão denominar como viés classificatório que define se o aluno alcançou ou não o desempenho esperado.
Neste trabalho abordaremos a importância da Avaliação Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Onde todo cenário é construído pelo professor e o aluno se insere nesse cenário e corresponde ou não, às expectativas desse professor.

2.INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a analisar as pesquisas realizadas na área da educação infantil e educação fundamental, nos anos iniciais.
Neste começo de século, o sistema escolar Brasileiro é amparado pela Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Por muitos anos a avaliação da aprendizagem, aconteceu em momentos isolados, de aferição por meio de provas, classificando e selecionando os melhores alunos, essa prática era mantida por uma postura autoritária da escola e dos professores, pois excluía uma parte dos alunos admitindo a outra parte como os “aceitos”. Porém hoje, vivemos uma realidade diferente, onde passando a envolver e focar no desempenho do aluno, do professor e de todo o contexto escolar Quando usamos o termo avaliar estamos referindo não apenas aos aspectos quantitativos da aprendizagem, mas também aos qualitativos, isto é, passando a envolver o desempenho do aluno, do próprio professor e de todo contexto escolar, abrangendo tanto a aquisição de conhecimento de corrente dos conteúdos curriculares, quanto as habilidades, os interesses, as atitudes, os hábitos de estudos e o ajustamento pessoal e social.
Dessa forma, abordaremos informações e estratégias de como a avaliação pode ser útil para

Relacionados