180762060213

1775 palavras 8 páginas
Endomarketing

O que é endomarketing? “Endo” provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro. é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno, abrangendo todos os funcionários de uma empresa, incluindo colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e demais pessoas que interajam com a instituição.

Para que serve?
O Endomarketing busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado para alcançar o público externo das organizações, para uso em seus ambientes internos.
O Endomarketing funciona como “fio condutor” das estratégias de marketing das empresas ao fazer a ligação entre o funcionário, o produto e o cliente, utilizando as ferramentas de marketing, comunicação, recursos humanos e psicologia para promover integração, envolvimento e absorção de novas filosofias, informações, estratégias e práticas operacionais no mercado interno de uma organização.
ATENÇÃO: Todos sabemos que, antes mesmo de traçar estratégias de venda de um produto, imagem ou marca para seus clientes, as empresas precisam convencer seu público interno a comprá-lo. E a "venda" do produto, marca ou imagem para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente, pois ao torná-lo um aliado no negócio, ele se sente ainda mais preocupado com o seu desempenho e crescimento pessoal e responsável pelo sucesso da corporação.

Funções:
O endomarketing funciona como um processo holístico de gerenciamento, que visa integrar as múltiplas funções da organização de duas formas:
Assegurando que os empregados de todos os níveis da organização participem ativamente no contexto de um ambiente que se volta para a preocupação com o cliente;
Assegurando que todos os envolvidos sejam preparados e suficientemente motivados para atuar de forma orientada na prestação de serviços. Objetivos:
O endomarketing tem como principal objetivo fortalecer as

Relacionados