18062482224

1614 palavras 7 páginas
CARLISSANDRA SOUZA DA SILVA
IZANDRA REGINA CUNHA
JULIANA MEIRELES NOVO
LIDIANA DA SILVA MARTINS
RAIMARA FONSECA DOS SANTOS
VERA LÚCIA NASCIMENTO MARTINS

CIÊNCIA: UMA VISÃO GERAL

Orientadora: Profª. Esp. Simone Souza Silva

Parintins - Am
2011
Ciência: uma visão geral

A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. É necessário compreender minimamente com essa forma de conhecimentos funciona e como influência nossa vida cotidiana.
Para a ciência, o estabelecimento da ordem se dar por meio de método, cujo sistema procura isolar o cientista da influência de subjetividade que possam corromper o “conhecimento objetivo da realidade”. Mas, tudo pode ser resolvido somente através do conhecimento científico, e nesse momento é que nos deparamos com o senso comum em que o autor Rubens Alves cita: “o senso comum poderia ser simplesmente aquilo que não é ciência.
O Senso comum, nada mais é do que o “conhecimento vulgar”, uma herança que recebemos dentro da sociedade por meios de experiências passadas de geração a geração. Esses conhecimentos descrevem nossas crenças, sem nenhuma pesquisa ou investigação detalhada. É graças a ele que temos uma realidade que se baseia na tentativa ou no erro, havendo uma espontaneidade de ações. É uma compreensão de todas as coisas por meio do saber social, dentre essas coisas se encontram os costumes, hábitos, tradições, enfim todos os moldes de uma sociedade. Por conta disso, é um conhecimento assistemático, pelo fato de conter informações dispersas, pois qualquer pessoa torna-se capaz de ser sábio, a partir de uma compreensão crítica à respeito de certo assunto.
È importante compreender que uma forma de conhecimento não é superior à outra, em que o conhecimento científico depende e se origina de indagações oriundas do senso comum.
Como exemplo, temos: a estrutura para a câmara de bolhas utilizada para a detecção

Relacionados