18022670370

1062 palavras 5 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Metodologia das Ciências Naturais
Aluna: Eliete Pequeno

CHAUÍ, Marilena. As ciências. In: Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

O livro Convite à filosofia, escrito por Marilena Chauí, nos faz refletir sobre as ciências naturais, tanto as físicas como as biológicas, com o intuito de despertar nosso senso crítico sobre tais ciências. A partir de uma perspectiva filosófica, a autora explica vários termos e conceitos ligados a área e, cita fatos históricos e nomes de pessoas que contribuíram para a ciência chegar ao ponto de desenvolvimento no qual se encontra hoje.
Chauí inicia o texto inicia dando exemplos de crenças que temos como verdadeiras, segundo ela é o nosso senso comum nos faz acreditar nessas crenças. O senso comum geralmente varia de indivíduo para indivíduo, é o meio onde se vive que caracteriza a percepção de mundo. Em uma sociedade os fenômenos da natureza, sejam eles físicos ou biológicos, são vistos como misterioso, oculto, incompreensível muitas vezes no lugar da ciência, diante do medo do desconhecido, formulamos pré-conceitos para interpretação da realidade. Esses pré-conceitos são em geral subjetivos, hoje sabemos que o senso comum é distinto da atitude científica.
Cabe a ciências verificar a veracidade de nossas certezas. O conhecimento científico é objetivo, quantitativo (buscando leis gerais), generalizador, diferenciador (obedecendo às estruturas diferentes), investigativos, desmistificador, libertador, renovando-se sempre evitando a transformação de teorias em doutrinas e consequentemente em preconceitos. O trabalho científico é caracterizado pela investigação, experimentações e técnicas realizadas com bases em métodos em laboratórios com condições específicas.
O pensamento científico está centrado na idéia de demonstração e prova baseada na construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções, funda-se na distinção entre sujeito, na idéia de método

Relacionados