180218430132

508 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Introdução a Economia

A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política.
De uma forma bem simplificada, economia consiste na produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Analisa, tudo que é relacionado a produção, os fornecedores, a matéria-prima, o mercado de cada produto entre outros. A atividade produtiva irá gerar renda, e a economia irá ajudar a entender, como essa produção e essa renda são divididas entre os vários integrantes da sociedade, para enfim chegarmos a etapa final do processo produtivo, quando os integrantes da sociedade, enfim veriam os seus desejos e necessidades atendidos, situação também analisada pela economia, ou seja, ela esta relacionada a tudo que nos cerca.
Infelizmente, esses bens e serviços, produzidos, distribuídos e consumidos, existem numa quantidade inferior aos ilimitados desejos humanos, o que gera o problema central da economia, a escassez, a falta de uma produção, capaz de atender a todos os desejos humanos, o que claro seria impossível.
Por mais que a solução imaginada fosse aumentar a produção, durante algum tempo a escassez persistiria.
Diversas escolhas terão de ser feitas enquanto não houver a disponibilidade de algo previsto para o futuro.
Essas escolhas são os problemas fundamentais que a Economia espera responder, o que produzir, como produzir e pra quem produzir.
Como a base de seu trabalho são as decisões tomadas pelas pessoas quanto a forma de se organizar a sociedade, concluímos que ela é uma Ciência Social.
Espera-se que as soluções apresentadas, irão gerar resultados, porem esses novos resultados irão gerar novos problemas a serem resolvidos pelas pessoas, problemas estes que devem ser satisfeitos por soluções que tenham um preço, para que possam ser consideradas necessidades econômicas.
No nosso dia a dia, em jornais, no rádio e na televisão, nos deparamos com as seguintes questões econômicas:

Relacionados