17871582216

939 palavras 4 páginas
1. TEMA: A contribuição do Labirinto da Tabuada como incentivo no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

2. UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal Jociêdes Andrades.

3. PUBLICO-ALVO: Discentes do 2º segmento noturno da Educação de Jovens e Adultos.

4. OBJETIVOS
4.1 Geral:
Desenvolver atividades de intervenção com o jogo labirinto da tabuada para a melhoria no processo de aprendizagem das operações de multiplicação e divisão dos alunos do 2º segmento da EJA.

4.2 Específicos:
 Utilizar o jogo labirinto da tabuada para resolução da multiplicação e divisão.
 Empregar o jogo digital como elemento incentivador de um aprendizado matemático prazeroso e divertido, no intuito de prender a atenção do aluno, despertando a curiosidade e o desafio.
 Constatar por meio do jogo labirinto da tabuada que os alunos aprenderão multiplicação e divisão.

5. JUSTIFICATIVA
O pré-projeto se justifica pela extrema importância de se saber a multiplicação e divisão sem decorá-la, mas buscando nas aulas de matemática novas estratégias de ensino, sem a repetição da tabuada, tal qual, a diferença deve está nas diversas maneiras de se trabalhar matemática, fazendo com que o aluno se sinta motivado a aprender. E utilizando o jogo labirinto da tabuada, o discente acaba aprendendo matemática de forma divertida e prazerosa. Para Piaget (1989, p.5),

“Os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Para manter seu equilíbrio com o mundo, a criança necessita brincar, criar, jogar e inventar”.
Por esse motivo, há uma preocupação quanto à prática de matemática, que exige do professor uma reflexão, afim de que, ele possa trabalhar de forma diferenciada incentivando e proporcionando um ensino significativo e de qualidade. Conforme, os PCNs (1997, p. 48-49)

Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que

Relacionados