1754164816746465656564

1898 palavras 8 páginas
CURSO DE DIREITO: 1° PERIODO
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROF(.ª): MARCELO
WENDERSON DA SILVA MARTINS

* Fisiocracia

A fisiocracia, também conhecida por escola fisiocrata, surgiu no séc. XVIII sendo considerada a primeira escola de economia científica. Para os fisiocratas, em síntese, suas teorias que foram idealizadas por François Quesnay no seu livro “Tableau Economique” se baseavam na proposta de que toda a riqueza era proveniente da agricultura.

Os fisiocratas, que defendiam a não intervenção do estado na economia, acreditavam que a agricultura era suficiente, pois gerava grandes lucros e necessitava de poucos investimentos. Segundo essa teoria, deveria haver apenas um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando assim o restante da sociedade de tributos.

As ideais fisiocratas vão inspirar muitos teóricos da época como Adam Smith, por exemplo, o qual irá formular o liberalismo. Embora Adam Smith aceite as propostas da não intervenção do estado na economia, ele irá criticar friamente a temática agrícola dos fisiocratas levando em conta o período da primeira revolução industrial, onde o problema central passava a ser o trabalho urbano e não o rural.

* Escola Clássica

A escola clássica surgiu no séc. XVIII com a publicação do livro de Adam Smith, a “Riqueza das nações”, em 1776. Assim como a fisiocracia, vai apresentar ideais contrários ao mercantilismo, defendendo a não intervenção do estado na economia.

Nesta escola, foi apresentada a teoria do liberalismo econômico o qual vai defender o fim da intervenção do estado na economia, à livre concorrência e o fim das medidas protecionistas e dos monopólios. Ao contrario de exaltar a agricultura como os fisiocratas, Adam Smith vai tomar como problema central o trabalho, entendido com trabalho ajudado pelo capital, ou seja, a atividade produtiva. Na visão de Smith a economia vai evoluir de acordo com conceitos naturalistas, o que ele irá chamar de a “ordem natural” da economia.

O

Relacionados