17535951961

881 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DO PANTANAL

JOSENEY RIBEIRO RONDON

A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA DANÇA NO ÂMBITO ESCOLAR

A dança, um dos símbolos da arte, faz parte da vida do homem e representa uma das formas de expressão e linguagem, revelando sonhos, desejos, crenças, descobertas, crítica, desabafo, medos, protestos, perspectivas e etc. É uma arte tão antiga quanto o próprio homem e desde os tempos primitivos, ela sempre esteve presente nas manifestações humanas enquanto forma de linguagem.
Huizinga (1971), historiador holandês do final do século XIX, início do século XX, cuja obra Homo Ludens (homem que brinca que cria) afirma que desde o homem primitivo, a vida é vivida como um jogo: fazendo sacrifícios, cantando e dançando. O jogo encerra um sentido e a dança é uma parte integrante do jogo. Por sua vez, o jogo envolve a luta por algo ou a representação de algo: dança, música, poesia, literatura, palavras.
Seguindo o pensamento de Marques (2010), podemos destacar também a dança como conteúdo curricular tanto da educação física como das artes, a diferença está na forma como ela é abordada, ensinada e trabalhada no contexto em que está inserida.
Neste sentido, acreditamos que a dança é conteúdo essencial para a formação do ser humano e apropriação crítica de seu desenvolvimento sócio histórico. Pois, as concepções de mundo dos seres humanos também são expressas através de suas práticas corporais, externalizando suas experiências e todo seu conhecimento vivenciado socialmente.
Sendo assim, compreendemos a dança como importante conhecimento a ser trabalhado ao longo do processo de formação dos sujeitos, por possibilitar que os mesmos conheçam a história de construção desta prática social e os modos como ela é apreendida em diferentes contextos. Com isto queremos dizer que a dança, assim como inúmeras manifestações das práticas sociais da humanidade, assume, em determinados momentos e espaços de formação, diferentes

Relacionados