175316560221

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
hipótese
 Hipótese responde à indagação do problema.
Ao elaborar uma hipótese, o pesquisador nada mais faz do que antecipar respostas para o problema que ele decidiu estudar, e o faz em forma deenunciado que o orientará na condução de seu trabalho.
 
Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao problemalevantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado.
Desta forma a hipótese é provisória. Mas de extrema importância por sinalizar se o modelo que se tem representa ou nãoa realidade.
 
Para Acevedo; Nohara (2006, p. 35) ao iniciar uma investigação deve-se formular hipóteses que estejam de acordo com as informações fornecidas na revisão bibliográfica.
A partir dasafirmações da hipótese, o pesquisador vai coletar dados para verificar se elas ocorrem ou não.
 
Requisitos para hipóteses:
a)    Consistência lógica: os termos do enunciado não podem sercontraditórios e deve ser compatível com o conhecimento científico atual;
b)    Os fatos arrolados devem ser verificáveis, passíveis de comprovação; por isso não se admite o uso do conceito moral, religiosotranscendente;
c)    A conceituação deve ser clara e compreensível; por isso, a necessidade de termos precisos e de se evitar generalizações;
d)    Não deve basear-se em conceitos morais e subjetivos eevitar adjetivos como: bom, mau, jovem, velho, atual, antiquado, prejudicial;
e)    Deve dispor de uma teoria que lhe dê sustentação.
 
Obs.: Alguns cursos, principalmente da área da saúde exigemque após a introdução se coloque uma página com a justificativa do trabalho.
 
Conforme Cartoni (2007), a justificativa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisadeve ser efetivado. Uma boa justificativa deve levar em conta tantos os aspectos sociais quanto os científicos do tema. Três são os itens que não podem deixar de ser observados na justificativa:
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!