175212341234

4713 palavras 19 páginas
Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade
Complementa a publicação Comunidades em Ação: Guia para
Desenvolvimento de Projetos (605A)

Analisar os pontos fortes e fracos da comunidade é o primeiro passo no planejamento de um projeto. Ao procurar conhecer os problemas locais, seu clube pode descobrir como melhor servir aos residentes e evitar duplicação de projetos.
A publicação Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos (605A-PT) fornece diretrizes para identificar as necessidades da comunidade. Utilize as ferramentas a seguir para garantir que o projeto atenda aos interesses comunitários, adaptando-as às características locais.

Ferramentas para Identificar as Necessidades da
Comunidade
1. Pesquisa
2. Inventário de recursos
3. Mapeamento da comunidade
4. Cronograma de atividades diárias
5. Calendário sazonal
6. Café comunitário
7. Grupos de análise
8. Painel de discussão
Um modelo de plano de sessão acompanha a descrição de cada item a seguir.

1. Pesquisa
A pesquisa é um dos métodos mais conhecidos e populares para identificar pontos fortes e fracos de uma comunidade.
Ela pode ser simples, visando apenas um pequeno grupo formado por partes interessadas no projeto, ou mais complexa, visando grandes segmentos populacionais. O intuito é obter informações úteis e quantificáveis.
Um dos aspectos mais importantes da pesquisa é o planejamento cuidadoso que deve começar com a definição de propósito, ou seja, o motivo pelo qual está sendo conduzida.
Isto determinará que perguntas serão feitas, o método para coletar dados e o público-alvo. O ideal é ter poucas perguntas, de fácil compreensão.
Considere também como a pesquisa será conduzida (por telefone, correio, internet, pessoalmente, etc.) e determine a forma como o seu público-alvo costuma se comunicar. Se poucas pessoas possuem acesso à internet, considere entregar um questionário impresso durante uma reunião em restaurante ou outro lugar.

Relacionados