175066580221

2359 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO ABORDA O TEMA DA EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL LIGADA A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, COMO A SOCIEDADE REAGE EM RELAÇÃO AO TEMA PROPOSTO.
QUAIS OS CAMINHOS DEVEM SER SEGUIDOS PARA QUE A EXCLUSÃO SOCIAL TENHA SEU PAPEL RETIRADO DA SOCIEDADE.

“Contudo a humanidade há de entender que diferente não significa necessariamente “inferiores”.

DESENVOLVIMENTO

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até a discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excluídos que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.
Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto à socialização do homem.
A estrutura das sociedades, desde os seus primórdios, sempre inabilitou os portadores de deficiência, marginalizando-os e privando-os de liberdade. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, O nascimento de um bebê com deficiência ou o aparecimento de qualquer necessidade especial em algum membro da família altera consideravelmente a rotina no lar. Os pais logo se perguntam: por quê? De quem é a culpa? Como agirei daqui para frente? Como será o futuro de meu filho?
O imaginário, então, toma conta das atitudes desses pais ou responsáveis e a dinâmica familiar fica fragilizada. Imediatamente instalam-se a insegurança, o complexo de culpa, o medo do futuro, a rejeição e a revolta, uma vez que esses pais percebem que, a partir da deficiência instalada, terão um longo e tortuoso caminho de combate à discriminação e ao

Relacionados

  • 175066580221
    2503 palavras | 11 páginas