174332700108

507 palavras 3 páginas
Analise critica do Livro Atitude Filosófica Costumo dizer que Filosofia não veio para explicar, veio para confundir, porque nunca está contente com a resposta, sempre tem mais a perguntar e sempre negativando o senso comum, anda na contramão dos demais, mas tem também o lado positivo, pois vai de encontro da verdadeira resposta chegando ao âmago da questão. No inicio das aulas de Filosofia, achei muito chato e monótona, mas hoje, vejo que essa disciplina é como qualquer uma outra, tem seu valor especifico e seu fundamento, nos ajuda muito no nosso cotidiano.
Sabendo entender o porque, ela nos dá a vida com mais razão de existência pois serve para estudar as paixões e o vícios humanos, nos ensina ter liberdade e não nos deixa enfiados nas cavernas, sendo manipulados por patrões, religiosos e políticos.
A atitude Filosófica é indagar e perguntar o que das coisas, qual é a estrutura e qual a relação que constitui algo, uma ideia ou um valor. Serve para termos reflexão e para conhecer a nós mesmos, ela é radical porque o movimento de volta do pensamento sobre si mesmo.
Não somos simplesmente um ser que pensa, somos também um ser que age e se relaciona com os iguais, com outros animais, as plantas e os fatos que ocorrem, mantemos essa relação por meio de linguagem, ação ou gestos.
As indagações filosóficas, são de certo modo sistemáticas pois a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, o seu conhecimento é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se satisfaz com respostas nas questões colocadas, vai em busca de respostas verdadeiras e coerentes à ideias racionais.
A definição da Filosofia é fazer com que a visão de um povo ou de uma civilização defina para si o tempo e o espaço, o sagrado e o profano, o bem e o mau, o belo e o feio, o verdadeiro e o falso, pois estas são as praticas de uma sociedade. Sendo assim, Filosofia significa um estado de espírito da pessoa que ama, deseja conhecimento e procura e o respeita. O filosofo é o

Relacionados