17417 Fundamentos De Financas Aula 05 Vol

8320 palavras 34 páginas
objetivos

AULA

Fundamentos de retorno e risco de um ativo

5

Metas da aula

Apresentar conceitos de investimento, mostrando sua importância nas decisões financeiras, mostrar como a decisão de investimento está relacionada com o retorno, assim como o risco a ele associado.

Ao final do estudo desta aula, você deverá ser capaz de:
1

calcular retornos absolutos e retornos percentuais;

2

identificar os componentes do retorno;

3

calcular retorno médio;

4

descrever retornos reais, retornos exigidos e retornos livres de risco;

5

calcular risco.

Pré-requisitos
Para acompanhar esta aula com mais facilidade, é necessário ter claras as medidas de posição (média) e de dispersão estudadas (variância e desvio padrão) e de outras medidas estatísticas (coeficiente de variação) já estudadas nas aulas de Métodos Estatísticos (Aulas 3, 4 e 5). Você deve se reportar às aulas de probabilidade (Aula 10) e de distribuição normal
(Aula 14). Você precisa, também, reportar-se à aula passada, em que foram estudados os conceitos, objetivos e procedimentos de preparação das demonstrações contábeis para aplicação das técnicas de análise.
Uma calculadora o ajudará bastante!

Fundamentos de Finanças | Fundamentos de retorno e risco de um ativo

INTRODUÇÃO

O administrador deve tomar decisões que aumentem o valor de mercado da empresa. Com esse objetivo, o administrador financeiro deve tomar decisões que sejam acertadas, assegurando à empresa uma prolongada posição confortável no mercado. Por outro lado, se as decisões de investimento não propiciarem os benefícios esperados, o volume de recursos envolvidos poderá comprometer irremediavelmente sua liquidez e rentabilidade. Por isso, é crucial saber onde, quando e quanto investir.
As decisões financeiras podem ser vistas em termos de retorno esperado, de risco esperado e do impacto combinado dessas duas variáveis sobre o preço da ação.
Vamos abordar nesta aula o investimento, o retorno e introduzir conceito de risco sobre o

Relacionados