170157124154

831 palavras 4 páginas
QUESTÃO 01
Nos dias atuais o serviço público tem tentado acompanhar a evolução do nível que o cidadão exige, procurando prestar serviços que sejam adequados à realidade de uma crescente demanda em termos de qualidade da atuação da Administração Pública. É fato que muito já se aprimorou, mas o cliente é exigente e tende a comparar as instituições públicas com as empresas privadas. A consolidação institucional e as mudanças na legislação ocorridas no país nas últimas décadas estão associadas ao grande esforço de criação de uma maneira capaz de proteger o cidadão e combater a corrupção no setor público.
Esse combate à corrupção por vezes acaba engessando ainda mais o setor público. É necessário o desenvolvimento de técnicas, tecnologias e mecanismos capazes de aumentar a eficiência sem perder o controle.
Uma sugestão de como implantar e executar a eficiência na administração pública seria a mensuração, o reconhecimento e a recompensa pela produtividade alcançada, para isso seria necessário estabelecer parâmetros em cada área e definir um sistema meritocrata. como os indicadores socioeconômicos podem contribuir para as Políticas Sociais.

Os indicadores sociais estão intrinsecamente ligados ao surgimento do estado de Bem Estar social e consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Empreendeu-se um esforço para o desenvolvimento de instrumentos de mensuração do bem estar e mudança social, como o caso do IBGE no Brasil, que acabou gerando um otimismo exacerbado, que gerou expectativas acima do que era passível de realização a curto e médio prazo.
No Brasil, esse descrédito durou pouco, já que, a partir da constituição de 1988 e o aprimoramento de experiências de formulação de implementação de políticas públicas, passaram a demonstrar pertinência instrumental de indicadores sociais em todas as fases do ciclo de políticas públicas, da elaboração de diagnósticos socioeconômicos a avaliação de resultados e impactos dos

Relacionados