17 Lista Terorema De Pit Goras

652 palavras 3 páginas
1- Calcule as medidas x e y indicadas na figura seguinte: D 8 A

X 9 17 B C Y
2- No trapézio retângulo seguinte, determine o perímetro: D 5 C

4 X

A 8 B
3-O perímetro de um retângulo mede 34 cm. Um dos lados do retângulo mede 5 cm. Calcule a medida da diagonal do retângulo. 4- Em qualquer triangulo retângulo a medida da mediana relativa à hipotenusa é igual à metade da medida da hipotenusa. Se um triangulo retângulo tem catetos AB = 5 cm e AC = 2 cm, calcule a medida da mediana relativa à hipotenusa 5-Calcule a medida d da diagonal de um quadrado que tem 18 cm de lado.

6-Um triangulo eqüilátero tem 48 cm de perímetro. Calcule a medida da altura desse triangulo.
7- Calcule as medidas x e y indicadas na figura seguinte:
D 3√21 D

5 X Y 12
A B
8- A figura seguinte é um cubo cujas arestas são sempre perpendiculares entre si. Se a diagonal da face sombreada mede 8(2)1/2 cm, calcule o comprimento da aresta.

9- Em um triangulo isósceles, a base mede 24 cm e a altura relativa à base mede 16 cm . Calcule a medida de cada lado congruente desse triangulo.

10- Um trapézio isósceles tem 20 cm e 12 cm de bases. Cada lado não paralelo do trapézio mede 5 cm. Quanto mede a altura do trapézio?
11- Consideremos uma circunferência de centro O e raio r = 4 cm. Um ponto P, fora da circunferência dista 6 cm do centro essa circunferência. Pelo ponto P, traça-se o segmento PT, tangente à circunferência em T. Determine o comprimento do segmento PT.
12- Um triangulo ABC está inscrito numa circunferência de raio 5 cm. Sabe-se que os vértices A e B são extremidades do diâmetro> sabendo que a corda BC mede 6 cm, determine a medida da corda BC.
13- A figura nos mostra um quadrado de lado 8 cm. Se AM = 6 cm, calcule as medidas x e y.

Relacionados