168459782369

380 palavras 2 páginas
Energia estática pode danificar seu PC
Para ter uma ideia de quão devastadora pode ser a energia, basta saber que uma pessoa chega a acumular uma carga de 12.000 volts em seu corpo ao caminhar sobre um carpete, sendo que apenas 10 volts seria o suficiente para danificar um microchip. Felizmente, essa energia não costuma trazer riscos à vida humana, já que possui baixa amperagem.
Sendo assim, antes de iniciar a manutenção em seu PC, lembre-se de se livrar de toda a energia estática presente em seu corpo. Para isso, você pode encostar suas mãos em superfícies metálicas não pintadas, como a fonte de alimentação do computador.
Como evitar a energia estática

Mesmo que você não trabalhe com a manutenção de computadores, pode ser que queira ficar livre dos pequenos choques ou pelo menos reduzir, ao máximo, as chances de acabar queimando um pente de memória ou disco rígido ao manuseá-lo. Para isso, existem diversas dicas que podem ser seguidas para reduzir o acúmulo de energia estática no próprio corpo.
Já que estamos falando de boa aparência, cabe mais uma dica: quem costuma secar os cabelos antes de pentear pode usar um secador com emissor de íons, que ajuda a neutralizar a carga acumulada nas madeixas.

Esfregue a toalha de papel em suas roupas se você notar que elas tem grudado em você, ou se você estiver sentindo um excesso de choques estáticos enquanto você anda. O spray anti-estático também reduz a eletricidade estática quando aplicado em suas roupas, tapetes e móveis.

Adicione umidade ao ar com um umidificador. Se você não tem um umidificador, ferva água no seu fogão ou deixe a água do chuveiro ferver bastante para umedecer o ar. A umidade reduz as condições secas no ar que contribuem para a geração de eletricidade estática.

Escolha roupas de algodão ou roupas feitas com fibras naturais para reduzir os choques eletrostáticos. A fricção de fibras sintéticas cria mais energia estática do que fibras naturais.

Segure o metal em sua mão, ou toque

Relacionados