167588474664748

3897 palavras 16 páginas
Residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem
Introdução

O programa de residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto teve inicio em 1948 e em 2008 são comemorados 50 anos de existência. Desde então 216 radiologistas concluíram a formação oferecida pela residência médica.
Inicialmente a residência médica em radiologia era oferecida em 2 anos. A especialidade cresceu com as novas técnicas de diagnostico por imagem como a ultra-sonografia e a tomografia computadorizada e a partir de 1989 o programa passou a oferecer o terceiro ano de formação obrigatório.

Em 1996 com a

instalação do primeiro equipamento de Ressonância Magnética do Hospital esta técnica de diagnostico também passou a fazer parte da formação dos médicos residentes. Os egressos da residência médica do HCRP têm encontrado fácil colocação no mercado de trabalho e vários ocupam papel de destaque na radiologia e diagnóstico por imagem em nível estadual e nacional.
O programa da residência medica tem sido coordenado com dedicação por professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, e busca a formação profissional e pessoal com o padrão de qualificação da Universidade de São Paulo.
A partir de 2007 a divisão de diagnóstico por imagem passou a oferecer estagio de especialização complementar (R4) destinado àqueles que já cumpriram um programa de formação regular de três anos em diagnostico por imagem e optam por especialização em áreas especificas do diagnóstico por imagem, entre elas a radiologia intervencionista. Este estágio tem a duração de um ano e não é remunerado.

Programa da residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem

Atualmente a Divisão de Radiologia e Diagnóstico por imagem conta com 8 (oito) vagas para Residência Médica credenciadas no MEC e remuneradas pelo programa de bolsas da FUNDAP. A residência em
Radiologia tem duração de três anos: R1,

Relacionados