16647834

3361 palavras 14 páginas
Capítulo I
Fundamentação Teórica
Parte A: Estudo da Área de Organização, Sistemas e Métodos e suas Interfaces
1. Área de Organização Sistemas e Métodos
1.1 Aspectos Gerais Apresenta-se o estudo realizado na área de Organização, Sistemas e Métodos, que tem como objetivo principal aperfeiçoar e otimizar o funcionamento das organizações, é reconhecida pela sigla OS&M (Organização, Sistemas e Métodos). Este trabalho monográfico esta baseado em fundamentações teóricas, comprovando sua sólida credibilidade.

Conforme Ballestero Alvarez (1990), no início da década de 1950, o termo Organização e Métodos foi incorporado em algumas empresas brasileiras, como uma função especializada e atribuída ao analista de Organização, Sistemas e Métodos, para a introdução de novos métodos de trabalho e novas estruturas organizacionais visando à redução de custos e de esforços sem alterar as estruturas sociais.

Rocha (1998) prioriza OS&M como uma função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de operações de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição dos procedimentos, rotinas e dos métodos.

1.2 Conceitos
A Organização
Philip Selznick (1966) entende que a simples criação da estrutura formal não determinará a criação e a sobrevivência de uma organização. É indispensável que a organização tenha sido originada pelas necessidades da coletividade. Assim, como as pessoas as organizações têm um caráter próprio que as distingue das demais, isto é, elas desenvolvem uma identidade própria. Esse caráter desenvolve-se da mesma maneira pela qual evolui o caráter dos indivíduos. Quanto maior o número de interações pessoais e de grupos, mais acentuado o caráter da organização.

Os Sistemas

Para Oliveira (2009, p.06), sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam função específica. O

Relacionados