165850380281

1462 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3CONCLUSÃO............................................................................................................7

4Referências............................................................................................................7e8

Introdução

O portfólio tem por objetivo analisar as transformações da estrutura concorrencial que envolve o mercado processador de alimentos e as principais estratégias derivadas da introdução dos produtos de marcas próprias, que são produtos vendidos sob a marca exclusiva de um supermercado.

Partindo do pressuposto da maximização dos lucros, observa-­se que as firmas inseridas em um ambiente concorrencial lançam mão de diversas estratégias com o intuito de torna-­las mais competitivas. Tais estratégias apresentam diferentes formas de acordo com as características da estrutura de mercado analisada.

Desenvolvimento

Estrutura de Mercado e Estratégias

Um dos principais índices utilizados na análise da estrutura de mercado é a concentração de vendas, esta é derivada do cálculo da participação de mercado (Market share) das maiores firmas de um determinado setor. Por exemplo, a concentração no mercado de varejo de auto ­serviço no Brasil (supermercados) vem aumentando uma vez que a participação de mercado das cinco maiores firmas do setor passaram de 25,6% em 1996 para 42,1% em 1999.Dessa forma quanto maior for maior será a concentração de vendas no setor.

Relacionados

  • 165850380281
    618 palavras | 3 páginas