165521370264

1377 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Instituto UNA de Tecnologia - UNATEC
Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Campus Barreiro

TRABALHO DE ECONOMIA
TAXA DE JUROS
(SELIC)

Belo Horizonte
2013
TAXA DE JUROS - SELIC

INTRODUÇÃO:
O que são taxas de juros?
Os juros são, por definição, o preço do aluguel do dinheiro.
O dinheiro é um produto como outro qualquer no mercado (como carros ou eletrodomésticos, por exemplo), comercializado exclusivamente por instituições financeiras. Todo produto tem seu preço. E todo preço sofre variação, de acordo com a lei da oferta e procura.

O PREÇO DO DINHEIRO:
A lei da oferta e procura diz que quanto maior for a demanda por um determinado produto, maior será o seu preço. O contrário também é válido: quanto maior for a oferta de um produto, menor será seu preço.
Qual é o preço do dinheiro?
São as taxas de juros.
Quanto mais dinheiro os bancos têm para oferecer aos clientes, menos eles cobram pelo empréstimo.
Mas não é só da lei da oferta e procura que são feitos os juros.
Sua precificação (definição de preço), comtempla diversas outras variáveis. Uma delas é o risco.
Risco tem a ver com a capacidade que um indivíduo tem de horrar um compromisso assumido. Quanto maior for a capacidade, menor será o risco de empréstimo e, portanto, menor o valor dos juros cobrados.
No mercado nacional, a taxa SELIC é conhecida como a taxa básica de juros. Isto significa que os títulos públicos são o investimento mais seguro do país (mais seguro até mesmo do que a poupança). Em nível internacional, os títulos do governo norte-americano são considerados “livres de risco”, apesar de que na prática não existe investimento sem risco.

AQUECIMENTO OU RECESSÃO:
Toda nação possui uma política econômica. E toda política econômica possui quatro segmentos básicos: fiscal, cambial, de rendas e monetário. O cálculo do PIB, por exemplo, leva em conta cada um deles.
Quando falamos

Relacionados