165156489465

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Resumo David Harvey, A produção capitalista do Espaço.
O artigo de Larry Wolf suscita diversas questões sobre o papel do Estado em relação ao desenvolvimento econômico capitalista, e algumas das questões suscitadas são teóricas, e dizem respeito à formulação duma estrutura conceitual adequada para se refletir sobre o intervencionismo do Estado em geral.Wolf mostra cautela em relação aos“marxistas dogmáticos”, e aos que reduzem o Estado a uma forma simplesmente “superestrutural”, a uma mera manifestação da “ base econômica”.
Atualmente, há pouquíssimos aspectos da produção e consumo que não estão direta ou indiretamente afetados por políticas do Estado.
Necessariamente o Estado se origina da contradição entre os interesses particulares e os da comunidade. No entanto como o Estado temde assumir uma existência independente, para garantir o interesse comum, torna-se um poder aonde ele pode dominar os indivíduos e grupos. Os poderes de dominação em especial a lei, o poder de tributação e o poder de coação, podem ser transformados pela luta política, em instrumentos para dominação de classe, e o uso do Estado como instrumento para dominação de classe cria uma contradição, onde aclasse dirigente tem de exercer seu poder em seu próprio interesse de classe, enquanto afirma que seus interesses é para o bem de todos.Em parte essa contradição se resolve pelo emprego de duas estratégias. A PRIMEIRA: deve parecer independente e autônoma em seu funcionamento, os funcionários do estado devem se apresentar como órgãos da sociedade, acima da sociedade.A SEGUNDA: Interesse geralilusório, onde as ideias dominantes são da classe dominante. Mas se o Estado pode ser representado como idealização abstrata do interesse comum, o próprio Estado pode se tornar encarnação abstrata do principio “Moral”.
No modo capitalista de produção, as relações de troca originam noções especificas a respeito do individuo, da liberdade, da igualdade, dos direitos, da justiça, etc e o Estado capitalistadeve necessariamente, amparar e aplicar um sistema legal que abrange conceitos de propriedade, individuo, igualdade, liberdade e direito, correspondente as relações sociais de troca sob o capitalismo.
As relações de produção e acumulação devem ser fomentadas e amparadas pelo uso do poder do Estado, onde a força de trabalho é uma mercadoria, o que significa que é também uma forma de propriedadeprivada, onde tanto o capital quanto o trabalho devem ter grande mobilidade, o que significa que o Estado deve se empenhar, em remover as barreiras a favor da mobilidade.
Em geral o Estado e o sistema legais possuem papeis fundamentais para a garantia da propriedade privada dos meios de produção e da força de trabalho, para o cumprimento de contratos, para a proteção dos mecanismos de acumulação,para a eliminação das barreiras para a mobilidade do capital e do trabalho e para a estabilização do sistema monetário. E em todos esses aspectos o Estado capitalista torna-se a forma de organização que o burguês adota para seus propósitos internos e externos de seus interesses. O Estado capitalista não pode ser outra coisa que instrumento de dominação de classe, pois ele se organiza parasustentar a relação básica entre capital e trabalho, e o Estado capitalista também tem de funcionar como veiculo pelo qual os interesses de classe dos capitalistas se expressam em todos os campos da produção, da circulação e da troca. O Estado desempenha um papel importante na regulação da competição e exploração do trabalho (ex: salário mín e Horas Máx de trabalho). O Estado também deve desempenhar umpapel importante no provimento dos “bens públicos” e infraestruturas sociais e físicas. Além disso, o Estado envolve-se na administração de crises e age contra a tendência de queda da margem de lucro. Em todos esses aspectos a intervenção do Estado é necessária pois um sistema com base no interesse próprio e na competição NÃO é capaz de expressar o interesse de classe coletivo.
É útil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!