164963700272

568 palavras 3 páginas
Resenha – A META

O livro “a meta” nos mostra como o gestor tem por obrigação identificar as restrições do sistema, descobrir qual é a verdadeira meta de sua empresa e não as metas do mês ou por setor, mas sim a meta geral.
Identificar qual e a dificuldade de atingir tal meta, descobrir onde estão os gargalos, que são onde os problemas de produção estão mais evidentes. Agir da maneira correta para resolver esses gargalos talvez seja o passo mais difícil, o livro nos mostra isso quando Alex e sua equipe começam a trabalhar para acabar com os gargalos, começam a esquecer os não gargalos que acabam se tornando um novo problema e assim esses vão mudando de lugar, o ideal é que continue melhorando toda a organização com muito cuidado para não focar demais em determinado processo e acabar esquecendo outros, pois os setores são interligados.
Tendo identificado os gargalos vem outro passo essencial: diminuir custos operacionais, assim também como estoque em excesso que só geram custos como inventários por exemplo.
Quando Alex e sua equipe descobre que a meta da ÚNICO é ganhar dinheiro, todos os esforços são voltados para esse fim. Outro desafio é lidar com grandes problemas sobre uma forte pressão, pois eles apenas tinham três meses para melhorar consideravelmente os resultados da fabrica ou seriam responsáveis pela demissão de varias pessoas, inclusivas as próprias.
Ter uma equipe unida, forcada no mesmo objetivo, é essencial, pois, tudo começa aí, o livro nos mostra como os operários da fabrica se dedicaram mais e ate sugeriram idéias excelentes quando informados da situação, mesmo que parcialmente, quando foi informado a eles a importância do trabalho realizado de cada um, a dedicação foi muito mais notável.
Uma grande dificuldade encontrada por Alex é o mesmo que acontece em muitas organizações: a resistência a mudanças e ações fora do padrão, a inovação, as vezes, é necessária, porém muitas vezes não é bem vista por se tratar de algo novo que ainda não foi

Relacionados