16446180

5884 palavras 24 páginas
VIRGINIA FILOMENA PITANGUY – 1045732
Bacharelado em Teologia

ROMARIA DE APARECIDINHA EM SOROCABA SP “O culto vai à frente da teologia”

Orientador: Prof. Ms. Alfredo Salvador Vieira Coelho.

Centro Universitário Claretiano

SÃO PAULO
2012

ROMARIA DE APARECIDINHA EM SOROCABA SP O culto vai à frente da teologia

Considerando que a devoção Mariana é uma das expressões de fé mais forte do povo brasileiro, apresento neste trabalho de pesquisa alguns aspectos imprescindíveis que, justificam o processo da devoção mariana na história da Igreja Católica e, sustentam ainda hoje, a prática do culto mariano, dando aos fiéis, uma “certa” autonomia para manifestar de forma pública e comunitária seu amor filial a Deus.
Para uma melhor compreensão da Romaria de Aparecidinha em Sorocaba/SP, destaco: a origem da história da imagem, encontrada, melhor dizendo, aparecida no rio Paraíba, ; como ela foi trazida para Sorocaba; a origem da devoção mariana na Igreja e a forma específica do povo brasileiro; a influência do fenômeno: “sincretismo afro-brasileiro” com sua complexidade e, a preocupação pastoral para evangelizar melhor a partir das romarias.

Introdução
O fenômeno religioso da “Romaria de Aparecidinha” em Sorocaba, traz presente a força da devoção mariana, acentuando o aspecto popular. Nos relatos de pessoas que a acompanham, nos jornais, livros e sites, é perceptível a expressão de fé autônoma de um povo que mantém seus costumes, com ritos, estejam eles, ligados à liturgia ou não.
O que impressiona nessa Romaria é o fato dela “fluir” espontaneamente das pessoas que se juntam em datas determinadas todos os anos, no primeiro dia do mês de janeiro e no segundo domingo de julho. Não há relato de que haja uma comissão organizadora para o percurso da romaria. É certo que há uma organização litúrgica da missa inicial, geralmente presidida pelo arcebispo e, da missa no santuário do bairro Aparecidinha para concluir a romaria, presidida pelo pároco e outros

Relacionados