1641945101-75

3276 palavras 14 páginas
http://psicoorientacao.blogspot.com.br/2011/01/planos-de-aula-matematica-conjuntos.html

Planos de Aula: MATEMÁTICA Conjuntos

PLANO DE AULA: MATEMÁTICA – CONJUNTOS

Tatiane R. Resende

.
INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de um plano de aula para uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos composta por 30 crianças e a professora abordaria o conteúdo dos conjuntos. O trabalho foi baseado na teoria de Vygotsky para uma aula de matemática onde a professora através de questionamentos e problematização procurou saber quais conhecimentos os alunos Já tinham em sua zona de desenvolvimento proximal através do conhecimento cotidiano dos alunos .
A professora convidará a turma para irem ao pátio da escola a fim de coletarem diversos materiais de diferentes tamanhos formas e matérias primas para uma experiência em sala de aula onde utilizarão materiais que haviam combinado que os alunos e a professora trariam de casa. Usando um recipiente com água no centro da sala, os alunos experimentarão e observarão quais objetos afundam e quais flutuam para a partir daí problematizarem mediados pela professora o conteúdo Conjuntos.
A manipulação dos objetos, a socialização com os colegas e a problematização da professora servirão de mediação no processo de aprendizagem dos alunos.
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsha, pequena cidade provinciana na Bielo-Rússia, casou-se aos 28 anos com Roza Smekhova com quem teve duas filhas. Faleceu em Moscou em 11 de junho de 1934, vitima de tuberculose.
Vygotsky viveu apenas 37 anos e elaborou cerca de 200 estudos científicos sobre diferentes temas contribuindo para a psicologia, pedagogia, antropologia, lingüística, história, filosofia e sociologia.

à 1º Momento

Como incentivo para introduzir o conteúdo conjunto a professora no 1º momento convidará a turma para irem ao pátio coletarem materiais possíveis para uma experiência em sala de aula utilizando também os materiais que haviam

Relacionados