161689860281

639 palavras 3 páginas
DAIANE
EVANA
MARIA JOSÉ
MARIÂNGELA
SANTUZA

PAC´s

DIVINÓPOLIS ,22 SETEMBRO DE 2011

PAC´s
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Pitágoras de Divinópolis como parte das exigências da disciplina de Saúde Coletiva.

Orientador: Márcio Dias

PAC´s

O Programa de Saúde da Família (PSF) de 1994, desenvolvido a partir do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de 1991, vem causando alterações significativas na alocação de recursos, forma de pagamento de serviços e modelo de assistência médica. O PACS e o PSF apresentam uma discriminação positiva em favor da população carente no país, vêm atuando na prevenção e promoção da saúde e estão provocando a antecipação da demanda e toda uma reorganização dos serviços de saúde. Agentes Comunitários de Saúde são os pilares dos programas de saúde voltados para a atenção básica. A criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), pelo Ministério de Saúde, foi uma das primeiras estratégias relacionadas à mudança do modelo de assistência à saúde, principalmente porque a partir desse programa começou a haver um intermediário entre as comunidades e os serviços de saúde.
A partir do PACS, o ACS tornou-se um elemento efetivo do trabalho em saúde e um ator essencial no cenário da estruturação e reestruturação da atenção básica em saúde, visando especialmente a ampliação da cobertura assistencial, com aumento do acesso a partir do acolhimento feito por ele,identificando, encaminhando e dando resolubilidade às necessidades de saúde da população. O ACS precisa conhecer muito bem a comunidade na qual irá trabalhar. O Ministério da Saúde2 (1997) descreve as atribuições específicas do ACS, explicitando que este deve funcionar como um elo de ligação entre a equipe de saúde e a comunidade,

Relacionados