1601000529

944 palavras 4 páginas
Educação e Diversidade Cultural

Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais - UT7

Para que o aluno seja bem sucedido o Estado deve cobrir além das condições iguais também as oportunidades, pois alguns alunos precisam de mais apoio e condições especiais. Para combater a pobreza e a exclusão na sociedade, é fundamental que jovens e crianças obtenham do Estado uma educação e oportunidades iguais para todos.

Além disso, existem as desigualdades raciais na educação, que o governo precisa tomar atitudes para resolver o problema com urgência, pois isso pode afetar tanto na vida profissional como na pessoal.

Em 13 de maio de 1997, o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso sanciona uma lei pela qual o congresso nacional decretou a lei de discriminação tanto de cor, raça, etnia ou crença religiosa. Essa lei foi sim muito importante para o país, pois agora nós tínhamos uma ‘segurança’ pelo Estado quando uma pessoa fosse discriminada.

Nosso país é um dos países com maior mistura de raças, nossa educação deveria ser baseada nisso, que nós temos sim um ‘pouco de tudo’ e acabar com o preconceito feito por nós mesmos. Um exemplo disso é que temos várias datas que conscientizam a população de uma determinada raça, um dos mais conhecidos é o dia da consciência negra.

Muitas crianças não têm condições para ter uma educação prevista em lei, ou por motivo de locomoção como em alguns casos em que alguns alunos têm que andar a pé, pois moram em regiões rurais e o ônibus escolar não passa por aquela região.

Alguns casos também em que a infraestrutura do colégio é tão precária que em alguns casos quando chove os alunos são dispensados, pois o colégio está em ruínas e a sala fica alagada.

Alguns casos também em que os alunos não têm segurança até dentro da escola e assim terão que ser dispensados, pois a segurança deles

Relacionados