16 Organelas simbi ticas

583 palavras 3 páginas
IFRJ – Campus São Gonçalo
Curso Técnico Integrado em Química
Biologia I

Cooperações
Prof. MSc. Leonardo Silvestre Gomes Rocha

Para começar...
A união faz a vida

Relembrando...

 Nos tempo da crise ambiental causada pelo aparecimento da fotossíntese, os seres vivos se diversificaram e adquiriram métodos para obter seu alimento, que agora era escasso.

Relembrando...

 Envenenadas pelo oxigênio, muitas bactérias vão para o fundo do oceano, para escapar da morte.
 Lá, sob estresse alimentar, elas inventam novas táticas desesperadas para obter comida. Uma delas era “invadir” outra para se alimentar de seu conteúdo.

A primeira união

 Bactérias velozes chamadas espiroquetas tentaram invadir numa ocasião uma grande célula de Archaea. Mas, por alguma razão, não conseguiram se desgrudar ao terminar o ataque.
 Incorporadas à célula grande, elas passam a viver junto a ela.
Acontece então o Primeiro Evento Endossimbiótico.

A primeira união

 A união das duas células forma uma nova espécie, diferente das anteriores. Movendo-se rapidamente, ela pode procurar alimento mais longe que as outras.
 Para proteger seu DNA, a célula invadida envolveu seu núcleo com dobras da membrana, originando a membrana nuclear.

A primeira união

 As bactérias menores tornaram-se os flagelos, ou undulipódios, das células eucariontes. Eles são recobertos pela membrana plasmática, e contêm em seu interior uma série circular de 9 grupos de 2 túbulos de proteína, mais um grupo de 2 túbulos no centro.  Na presença do ATP, os túbulos se movimentam e fazem o flagelo ondular. Algumas células possuem pequenos flagelos, denominados cílios, com a mesma estrutura e função.

Energia livre

 Com sua velocidade natural, as células eucariontes podiam fazer rápidas incursões à superfície, obtendo alimento.
 Numa dessas incursões, no entanto, algo incomum aconteceu: a célula ou foi invadida ou então não conseguiu digerir pequenas bactérias aeróbicas, que ficaram presas em seu interior.

Relacionados