16 De Outuro TRABALHO EDUCADORES ATUALIZADO

5468 palavras 22 páginas
Anísio Teixeira: o revolucionário da educação brasileira
Nascido em 12 de julho de 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio Spínola Teixeira teve educação católica e almejou a vida do celibato. Por decisão da família, desiste da vida religiosa e vai para o Rio de Janeiro estudar Ciências Jurídicas, Bacharel em Direito, a sua história com a educação teve início em 1924, quando a convite do Governador Góes Calmo, assume a Direção da Instrução Pública.
No Brasil, final da década de 20, o estudo era algo destinado apenas às classes mais favorecidas da sociedade. Era preciso fazer muitas modificações na Constituição para melhorar o sistema educacional. Anísio frequentemente viajava para grandes centros como Espanha, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos.
Anísio conheceu grandes estudiosos da educação. Mas, o que mais o influenciou foi o norte-americano, John Dewey. Logo, Teixeira se torna grande divulgador das teorias de Dewey e propõe um modelo de educação brasileira, baseados nos moldes norte-americanos. Com base nessas ideias, ele produz o livro Em marcha para a democracia: à margem dos Estados Unidos.
De acordo com Dewey, a educação é baseada na experiência. Dessa forma, é preciso reconstruí-la segundo as evoluções do pensamento, por exemplo. Essa ideia inquietava Anísio Teixeira e fazia com que a busca pela verdade torna-se incessante.
A atuação pelo Brasil
Entre 1931 e 1935, Anísio Teixeira determinou que a rede municipal de ensino deveria garantir o ensino da escola primária à universidade. Uma das maiores revoluções da educação brasileira.
Anísio Teixeira ocupou o cargo de Secretário da Educação do Estado da Bahia. Em 1950, foi responsável pelo Instituto Educacional Carneiro Ribeiro, ou Escola Parque, que instituía a educação integral para todas as crianças da região. Outra característica do instituto era de abrigo para crianças carentes. O projeto influenciou outras instituições de ensino e recebeu financiamento da UNESCO
“Democracia, essencialmente, é o

Relacionados