159513480213

669 palavras 3 páginas
Diversificação de mercado
A diversificação é uma estrategia de desenvolvimento do negocio, que permite a empresa entrar em linhas de negócio adicionais que são diferentes dos produtos, serviços ou mercados atuais.
Nas condições atuais de dinâmica de mercados e forte competição, um instrumento de sucesso para a gestão do risco é evitar o enfoque num único produto, serviço e/ou na sua distribuição para um único mercado limitado. Quando aplicado sensatamente contribuí para manter a empresa estável mesmo durante tempos difíceis, uma vez que a desaceleração económica ocorre simultaneamente em todos os setores e mercados. tipos de diversificação
Diversificação Horizontal – aquisição ou desenvolvimento de novos produtos ou a oferta de novos serviços que possam ser atractivos para os actuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa conta com as vendas e as relações tecnológicas das linhas de produtos existentes. Por exemplo, no caso de uma leitaria, a produção de queijo é um novo tipo de produto adicional aos seus produtos já existentes.
Diversificação vertical - ocorre quando a empresa passa a produzir novo produto ou serviço que se acha entre o seu mercado de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se a sua empresa faz remodelação de casas e escritórios e começar a vender tintas e outros materiais de construção a utilizar nas remodelações. Este tipo de diversificação poderá também garantir um fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos.
Diversificação concêntrica – alargar o portfólio de produção adicionado novos produtos com o objectivo de utilizar totalmente o potencial das tecnologias instaladas e o sistema de marketing. A diversificação concêntrica poderá ser uma estratégia muito mais eficiente, pois o negócio pode beneficiar de sinergias neste modelo de diversificação. Pode implicar alguns investimentos relacionados com a modernização e melhoria de processos e sistemas existentes. Este

Relacionados