1578469

342 palavras 2 páginas
1) titulo da aula: osmose

2) Introdução:

A osmose é um processo de difusão de moléculas de água através de membrana semipermeável. Osmose foi um nome dado ao movimento da água entre meios com concentração diferentes solutos separados por uma membrana semipermeável, um processo físico químico importante na sobrevivência das células.

3) objetivo:

Identificar o processo de osmose per tônico que provoca perda de água pela célula, isotônico com o meio interno: hemácia normal que e a quantidade de água que entra na célula é igual á que dela sai, havendo equilíbrio, e o meio externo muito hipotônico que provoca entrada excessiva de água na célula, que se rompe (lise celular).

4) Materiais necessário e metodologia:

2 duas batata inglesa,sal,açúcar,2 guardanapos,1colher,1 faca.
Corta as batatas ao meio, fazer um furo no meio das metades das batatas, adicionarem uma colher de sal no meio de uma metade em outra metade adicionar o açúcar, e uma metade deixarem sem nada só com o furo, em um guardanapo colocar uma colher de sal, em outro uma colher de açúcar. Esperar por 30 minutos.

5)resultados esperados:

Depois de meia hora de deixar as batatas em repouso podemos observar que ambas estão ruins, um tom mais escuro e molhado com um pouco de liquido dentro, isso ocorre por causa da osmose.
A osmose acontece quando as moléculas de água atravessam as membranas celulares de lado menos concentrado em solutos, nesse caso o soluto usado são o sal e açúcar para o lado mais concentrado. A batata que ficou pura ficou seca porque não foi colocado nenhum soluto, os guardanapos com açúcar e sal não mudou seu estado físico porque não foi misturado. O objetivo dessa aula e para que os alunos conheçam melhor o processo da osmose interagindo uns com os outros dentro de sala com um melhor aprendizado.

6) Bibliografia:
Referencias, livro biologia do ensino médio volume único, editora nova geração, bacharel em ciência biológicas pela unidade são Judas

Relacionados