157186360299

4630 palavras 19 páginas
TUMORES EM ANIMAIS DE GRANDE PORTE

Neoplasma ou tumor é uma massa anormal de tecido, como um resultado do crescimento anormal ou divisão de células. Antes do crescimento anormal (neoplasia), as células frequentemente sofrem um padrão anormal de crescimento, tais como a metaplasia ou a displasia.
Tipos
Uma neoplasma pode ser benigno, potencialmente maligno (pré-câncer), ou maligno (câncer)
Os tumores benignos incluem e mioma uterino e nevo melanocítico. Eles são circunscritos e localizados e não se transformam em câncer.
Neoplasias potencialmente malignas incluem o carcinoma in situ.
As neoplasias malignas são comumente chamadas de câncer.
A Neoplasia secundária refere-se a qualquer classe de tumor canceroso que é ou um desdobramento metastático de um tumor primário, ou um tumor aparentemente sem relação que aumenta em freqüência após certos tratamentos de câncer, como a quimioterapia ou a radioterapia. malignos - se multiplicam descontroladamente. Para entender a formação de um câncer é preciso considerar que existe, em nosso organismo, um ciclo de vida e morte cujo equilíbrio é mantido pelos genes: a reciclagem das células. benigno, há uma leve mutação na estrutura genética da célula - mas não chega a prejudicá-la a ponto de se tornar degenerativa. Porém, se o tumor for maligno, os oncogenes ativadores se descontrolam, fazendo a célula se multiplicar mais do que deveria.

Os tumores em bovinos podem ser:
Tumores espontâneos do tipo congênito, que ocorrem em fetos, recém-nascidos e bezerros muito jovens (menos de dois meses);
Tumores espontâneos do tipo juvenil, que ocorrem em bezerros mais velhos (2 a 12 meses); e Tumores iatrogênicos, como os papilomas causados pelo papilomavírus após tatuagem ou descorna ou papilomas da pele e carcinomas de células escamosas após tatuagem com nitrogênio líquido. Este padrão de classificação visa a indicar a possível patogenia dos tumores em bezerros (MISDORP, 2002).
TUMORES OVARIANOS EM VACAS

-A +A

Relacionados