1559876

Páginas: 13 (3214 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

Apresentaremos aqui as principais Teorias relacionadas à Psicologia.
Behaviorismo ou estudo do comportamento, que na qual foi descoberto por John Watson nos Estados Unidos, na qual pode ser estudado a vida mental de uma pessoa, fazendo com que seja avaliado seus sentimentos, palavras ditas por um individuo e ate gestos.
Gestalt ou Terapia Gestalt, surgiu na década de 50, suafunção é saber sobre o funcionamento do próprio corpo, ou seja, de si próprio, fazendo com que a pessoa tenha uma relação consigo mesma, com os outros e com o mundo,fazendo com que acredite na sua na sua auto capacidade de poder se desenvolver de acreditar em seu potencial.
Psicanálise foi fundada por Sigmund Freud, mais conhecido por “Freud”, onde sua teoria não pretendia formar convicção,mais estimular o pensamento e derrubar preconceito.A psicanálise se caracteriza pela busca do significado oculto da manifestação de ações,palavras ou coisas imaginarias como por exemplo o sonho,alucinações etc.A psicanálise é usada para aconselhamento,orientações,um instrumento de orientação e compreensão.
Vygotsky tinha um pensamento sobre que o fenômeno psicológico é subjetivo e cultural,suateoria tinha como base o desenvolvimento do individuo de resultado como processo histórico,seria os conceitos de relação entre pensamento e Linguagem.A Psicologia Sócio-Historica estuda o ser humano e o mundo psíquico,o mundo de hoje,na qual esse mundo nunca será o mesmo.
Teoria de Walon teoria sobre o desenvolvimento humano na qual se preocupa com a educação na qual se Baseia como apsicologia pode oferecer a atuação pedagógica e o uso da pedagogia.
O cognitivismo de Jerome Bruner sua teoria de instrumentalismo evolucionista, o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade. A Teoria incorpora, de uma forma coerente, quer as contribuições do maturacionismo quer os contributos do ambientalismo, pois é através de uns e de outros que a criança organizaos diferentes modos de representação da realidade, utilizando as técnicas que a sua cultura lhe transmite.



O BEHAVIORISMO
O Behaviorismo surgiu no começo deste século, como uma proposta para Psicologiatomar como seu objetivo de estudo o comportamento dele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, ou seja, como indício da existência de um fenômeno quase expressaria através docomportamento. Surgiu como reação as posições, então dominantes, de que a Psicologia deveria estudar a mente ou a consciência dos homens. Na idade Média, a igreja explicava a ação, o comportar-se pelo homem pela posse de uma alma. No inicio deste século, os cientistas só faziam pela existência de uma mente. As faculdades ou capacidades da alma agiriam como pulsões sobre o homem, e assim,impulsionando-o à ação, explicariam seu comportamento. Objetos e eventos criaram ideias nas mentes dos homens e estas impressões mentais controlariam suas ações, organizando-as ou gerando-as. Na verdade ambas são posições essencialmente similares, por dualistas e casuais: o homem é concebido como tendo duas naturezas, uma divina e uma material, ou uma mental e uma física, e a divina ( ou mental, dependendodo século em que situemos nossa análise ) determina o modo de ação da material e física.
Baseando-se na abordagem behaviorista o comportamento operante é um comportamento apreendido através de associações dentro de um contexto complexo que se estabelecem em todas as relações sociais. E a psicologia viu no sistema educacional um amplo terreno para o seu crescimento. O reforço é uma das formas dese instituir um comportamento. Logo após a resposta dá-se o reforço para um aumento da probabilidade da incidência do comportamento em questão. Há dois tipos de reforços: o positivo e o negativo. O reforçamento positivo ocorre quando a presença de um estímulo aumenta a possibilidade de determinada resposta, por exemplo quando o aluno dá uma resposta correta a professora o elogia. O reforço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!