155725610302

407 palavras 2 páginas
Primeira questão
Faça uma pesquisa e aponte um possível problema ético associado ao Projeto Genoma Humano.
Aponte como e por que o conhecimento do genoma humano possa envolver conflitos éticos no caso que você encontrou em sua pesquisa.
A Principal impedimento das pesquisas do genoma humano é a ética, é o principal debate envolvendo os estudos com embriões cuja investigação é proibida por quase todos os países.A dificuldade é que células embrionárias formam o material básico de quase todos os tecidos do organismo, e os geneticistas acreditam quem podem usá-las para produzir órgãos e tecidos humanos para transplantes ou corrigir determinadas transtornos como o mal de Parkinson e o diabetes. Esse material só pode ser obtido de embriões humanos ou de fetos no inicio de seu desenvolvimento , o mapeamento genético também esta alertando para outra questão: a da discriminação genética , instituições e pesquisadores já indagam se o conhecimento do material genético de uma pessoa não permitirá a sua exclusão social ou econômica As empresas seguradoras de saúde poderiam, por exemplo, utilizar o mapeamento genético para alterar os valores dos serviços ou excluir clientes que demonstrassem grande propensão a determinadas doenças. segunda questão
Em uma pequena ilha, habitada por apenas 100 habitantes, foi constatada a alta freqüência de uma determinada doença genética quando comparada a freqüência na população humana.
Esta alta freqüência da doença pode ser justificada, em parte, pelo grande endocruzamento (cruzamento entre parentes próximos). Entretanto um outro fator, denominado de “deriva gênica” também pode contribuir para a prevalência desta doença.
A justificativa acima está correta? Por que?
O endocruzamento numa população pequena pode proporcionar a prevalência de um alelo anômalo já existente, como também, podem surgir mutações de genes normais que podem levar à doenças, ao acaso, o que caracteriza em deriva genética, e isto é bem observado em

Relacionados