15485355838

535 palavras 3 páginas
TEMPO, HISTORIA, EDUCAÇAO E MEMORIA
A Historia da Educação e a parte da historia da cultura, que por sua vez faz parte da historia geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondem a visões de homem e de mundo.
A historia resulta da necessidade de reconstruir o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e reconstrução dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural, individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes afim de não perder conhecimentos e identidades.
A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares, porque através dos fatos sociais anteriores, experiências coletivas, e as vivencias ao longo dos tempos, nos informam situações diferentes de como a historia de cada geração e recontada. Reconstruir a historia é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada, com interesses sociais e políticos que modificam o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos fazem compreender o presente e o futuro.
O tempo nos favorece somos a historia que o tempo se incumbe de escrever as inúmeras coleções de nossa historia ele constrói os fatos e os fundamenta, transmite memórias e experiências nunca se esgota.
O poeta Baudelaire retratou o tempo, em sua obra, de forma alegórica e magistral demonstrando a sua ação

Relacionados