154423640353

1332 palavras 6 páginas
Alimentos

Introdução A expectativa de vida do homem praticamente dobrou ao longo do século passado. Enquanto a expectativa de vida era de 40 anos, em 1900, hoje, nos países desenvolvidos, ela é de cerca de 76 anos. A maior longevidade do ser humano só foi possível de ser alcançada graças aos avanços científicos na medicina e na alimentação, principalmente.
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.

Biotecnologia na Produção de Alimentos Muitos países utilizam esse conhecimento na agricultura, para a produção de alimentos geneticamente modificados. É possível torná-los mais resistentes contra pragas e doenças e aumentar a tolerância a herbicidas. Outras pesquisas na área já preveem alimentos com mais nutrientes e vitaminas, plantas mais resistentes à seca e outros avanços. Aplicações da biotecnologia se concentram nas modificações genéticas de plantas e espécies animais existentes , por meio de implantação de material genético de uma espécie a outra, quando o cruzamento natural não é eficaz. Safras geneticamente modificadas, milho, soja e outras sementes oleaginosas são, até o momento, as principais aplicações. Uma área em crescimento da biotecnologia industrial é o desenvolvimento de produtos e técnicas para limpeza da poluição causada pela agricultura, indústria ou urbanização. O Brasil tem um grande potencial para desenvolver a biotecnologia, sendo este país o detentor de grande diversidade biológica e o mais rico em plantas, animais e microorganismos com cerca de 20% do total existente.

Relacionados