154121542244-45

305 palavras 2 páginas
Atividade de Autodesenvolvimento – Teoria Geral do Estado

Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados. Caso tenha interesse, você poderá trocar ideias com o seu professor-orientador na sua unidade.

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Em um cenário qual fosse implantado o Parlamentarismo, detalhes da flexibilidade do parlamento e do gabinete deveriam ser discutidos. Tendo em vista a divisão de chefe de estado e chefe de governo, seria necessário explorar quais seriam os rumos e as relações adotadas pelo administrador (cheve de governo).
Muito me atrai a curiosidade, visualizar como seria um governo com possibilidade de dissolução por parte do Parlamento, em qualquer momento; é curioso saber como hoje um governo pode se manter pelo período pré-determinado, mesmo sua administração estando em detrimento aos interesses públicos.
Me atrai também a idéia de não termos papéis definidos com tanto facilidade tal qual é hoje. Em tése, o Parlamentarismo não elegerá nenhum nome caso não haja senso comum da maioria, fato este que também diminuiria o número demasiado de partidos no Brasil .
No Presidencialismo, o poder executivo é ativamente auxiliado pelos ministros, ministros estes que são eleitos pelo presidente, que é chefe de governo e de estado, ou seja, se parte do ciclo estiver corrompida, a probabilidade do ciclo inteiro estar corrompido é plauzível.
Uma parte será sempre cúmplice e/ou conivente da outra (...).
Sou a favor do parlamentarismo no Brasil, porém, concomitantemente incrédulo no que se diz respeito à reforma constitucional em nosso país.Esta seria a premissa de tudo, mas infelizmente, tenho certeza que tal fato

Relacionados