153397250302

Páginas: 7 (1658 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI










A INTEGRAÇÃO ENTRE LOGÍSTICA E O MARKETING


WEVERSON FERREIRA MORAES
















OUTUBRO
2013
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI



SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI





A INTEGRAÇÃO ENTRE LOGÍSTICA E O MARKETING



WEVERSON FERREIRA MORAESNOTA: _____________________

BANCA AVALIADORA









OUTUBRO
2013




SUMÁRIO
























INTRODUÇÃO


Comece seu texto aqui...


























1. LOGÍSTICA

A palavra logística vem da origem grega “logistiki”, que significa contabilidade e organização financeira. E também do francês “logistique”,que significa alojar e/ou acolher.
A logística sempre existiu, desde os tempos de antes de Cristo já havia a logística, sendo que eles não sabiam que praticam a logística. Como nas construções das pirâmides, que os egípcios planejavam como seria essa pirâmide e como transportavam o material necessário para construção, utilizando os escravos para transportar o material a mão, comparando com aempilhadeira de hoje em dia, utilizada em armazéns para movimentar a carga.
Mas a logística em si teve seu início nas guerras mundiais, onde havia planejamento e estratégia. Não era comum o uso do termo “logística”, era mais utilizado as palavras “tática e estratégia”. Como as guerras eram longas e em locais distantes, a dificuldade de se locomover e de transportar recursos era maior. As tropasnecessitavam de suprimentos, como: remédios, alimentos, água potável, munição, etc. A logística otimizava a competitividade dos países que estavam na guerra.
1.1- Definição
É o acompanhamento da produção de bens ou serviços desde o fornecedor até o cliente final, com o objetivo de satisfazer o cliente e reduzir custos. Exige um planejamento logístico eficaz dos processos, envolvendo atividades comoarmazenagem, estoque, aquisição, produção, movimentação, distribuição, transporte.
Segundo Ballou, a logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis deserviço adequados aos clientes a um custo razoável.
1.2 - Função da logística
A função da logística é disponibilizar seu produto ou serviço em menor custo e tempo de entrega. Todos esses fatores devem estar em perfeita harmonia, pois não adianta o produto possuir um preço bom e não for entregue no tempo indicado, e vice versa.
A logística é vital na empresa, pois está posicionadaestrategicamente, gerenciando cada setor. Através do planejamento, organização e Tecnologia da Informação (TI) com seus sistemas e softwares que permite um melhor controle da sua movimentação no armazém e transporte. Praticamente não existem empresas que não utiliza a tecnologia. Umas utilizam o “basicão”, que são os computadores que não são de ultima geração, mas agregam valor no fluxo de informação na empresa.Também utilizam sistemas que otimizam atividades como expedição, recebimento, transporte, entrega, etc. No transporte é utilizado sistemas para identificar em tempo real onde o produto está, dando rastreabilidade e confiabilidade, pois o gerente de transporte está ciente de onde a carga está localizada, até a entrega ao consumidor final.
Outras empresas procuram sempre buscar inovação eequipamentos de alta tecnologia, tornando sua empresa competitiva em detrimento a outras empresas atuantes no mercado. Não usar tecnologia significa tornar estático o crescimento da empresa, exemplo: Hoje em dia utilizar somente papéis gera custo maior para empresa e atraso no momento da conferência dos produtos na carga/descarga no armazém.
2 MARKETING

Pelo senso comum, a maioria das pessoas visa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!