15320600299

443 palavras 2 páginas
SOCIOLOGIA: CONCEITO E ORIGEM

Sociologia é o conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social, que surgiu como resposta às Revoluções Industrial e Francesa e ganhou autonomia científica e reconhecimento acadêmico. No início do século XVII teve início, na Inglaterra, a Revolução Industrial, que, resumidamente, foi a decadência do sistema feudal em consequência à expansão da produção mecanizada dos bens de consumo, o que se deu em virtude de avanços tecnológicos, como o surgimento do tear a vapor (mecanização das máquinas). Tudo isso mudou a estrutura social, que passou de um sistema rural de classes definidas e imutáveis para um sistema urbano com empresários e proletários (que, em tese, admitiria mudanças de classe).
Paralelamente, na França, ocorria um movimento político, denominado Revolução Francesa/Iluminismo, que lutava pela quebra do sistema feudal e industrialização da nação.
Após aquelas duas grandes revoluções, as sociedades se apresentaram em uma significativa desordem, num caos, passando a ser objeto de preocupação dos estudiosos da época.
Inicialmente, um grupo de filósofos, conhecidos como “profetas do passado”, defendiam o retorno ao sistema e aos valores feudais.
Posteriormente, surgiram os estudiosos conservadores, que deram origem à sociologia positivista, os quais, valendo-se de algumas das ideias dos “profetas do passado”, defendiam a ordem social. Entendiam que o retorno ao sistema feudal era inviável, mas era necessária a manutenção da ordem social como principal objetivo a ser alcançado.
Em seguida, a sociologia se tornou uma ciência que buscava entender a ordem social, e mantê-la, a partir de estudos e métodos desenvolvidos pelas ciências naturais (experimentos, controle da natureza/sociedade, observação etc).
Pouco mais tarde, surgiu a sociologia materialista, com a crença de que o fator econômico era determinante sobre o comportamento social. Esses estudiosos defendiam que

Relacionados

  • 15320600299
    1186 palavras | 5 páginas