1526420

580 palavras 3 páginas
"A aprendizagem da leitura, entendida como o questionamento a respeito da natureza, função e valor desse objeto cultural que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola o imagina, transcorrendo por insuspeitados caminhos. Que além dos métodos, dos manuais, dos recursos didáticos, existe um sujeito que busca a aquisição de conhecimento, que se propõem problemas e trata de solucioná-los seguindo sua própria metodologia." Emília Ferreiro (1999: p.27)

No quinto capítulo do nosso livro texto apresentamos a pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita. Os resultados de mais de vinte anos de investigação comprovaram que: As crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes do que imaginamos. As suas ideias sobre a escrita e a leitura são coerentes e apresentam uma coerência evolutiva. À medida que vão interagindo com a escrita vão entendendo como ela funciona.

Entre as descobertas da psicogênese temos que: a) ler não é o mesmo que decodificar; b) ser alfabetizado não equivale, a saber, o alfabeto; c) é necessário ressignificar a relação da escrita com a língua para reintroduzir todos os níveis de análise linguística para compreender o comportamento do leitor (sem privilegiar exclusivamente o nível fonológico); d) evidenciar que copistas não são produtores de textos; e) eliminar os rituais de recitação das famílias silábicas; f) revisar os enunciados escolares; g) valorizar a língua escrita e o pensamento da criança.

A partir da leitura desse capítulo descreva os níveis da evolução da escrita que foram descobertos por Emilia Ferreiro e Ana Teberoski, apresentando pelo menos um exemplo de escrita para cada um dos níveis.

Lembre-se que o seu texto deve ser coeso e coerente, além de observar a correção gramatical. A elaboração da Atividade Prática 5: Diagnóstico da Leitura e escrita: Experimento de avaliação cognitiva: Prova Ampla ou Aula Entrevista irá auxiliar na elaboração dessa atividade.

Emília Ferreiro e Ana

Relacionados