152605870388

6820 palavras 28 páginas
CAPÍTULO 1 - TERMODINÂMICA DA COMBUSTÃO
1

- INTRODUÇÃO

1.1 - CONCEITO DE FOGO
Fogo é a resultante de uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor.
Pode-se dizer, ainda, que fogo é a parte visível de uma combustão. Conseqüentemente, o fogo pode se apresentar fisicamente de duas maneiras diferentes, as quais podem aparecer de forma isolada ou conjuntamente: a) Como chama;
b) Como brasas.
Normalmente essas apresentações físicas do fogo são determinadas pelo combustível. Se for gasoso ou líquido sempre terá a forma de chamas. Se for sólido o fogo poderá se apresentar em chamas e brasas ou somente em brasa. Os sólidos de origem orgânica quando submetidos ao calor, destilam gases que queimam como chamas, restando o carbono que queima como brasa, formando o carvão. Alguns sólidos como a parafina e as gorduras se liquefazem e se transformam em vapores, queimando unicamente como chamas, outros sólidos queimam diretamente apresentando-se incandescentes, como os metais pirofóricos.
1.2 – CONCEITO DE INCÊNDIO
É a propagação rápida e violenta do fogo, provocando danos materiais ou perda de vidas humanas, após fugir o controle do homem.

Fig. 01 - Fogo que fugiu ao controle do homem
1.3 – ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO
Sabe-se que a combustão é uma reação química, logo, devem ter no mínimo dois elementos que reajam entre si, bem como uma circunstância que favoreça tal reação.
Estes elementos, por serem absolutamente necessários ao fenômeno da combustão, serão chamados de elementos essenciais do fogo: combustível, comburente e calor, os quais, para facilitar a compreensão do processo da combustão, serão representados, cada um, por um dos lados de um triângulo equilátero, chamado de “triângulo do fogo”.

Fig.02 - Triângulo do fogo
-1-

1.3.1 - Combustível
Combustível é o elemento que serve de campo de propagação do fogo. Na natureza tem-se materiais orgânicos, que são todos combustíveis, e os inorgânicos, geralmente

Relacionados