152233060272

654 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO : Aspectos da Demografia - CAP 1

1) O que é população economicamente ativa?
São pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego são estas pessoas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo,no Brasil os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia. 2) Qual a relação entre gastos do governo e a faixa etária da população .

Países com população jovem direcionam parte de suas preocupações para aspectos pediátricos e incorrem em gastos relativamente mais elevados (construção de creches e escolas) , países com população mais idosa dedicam parte significativa de suas atenções e de seus recursos à previdência social, assistência aos idosos, que exigirão maior atenção e parcela maior de gastos e sobre o sistema de saúde publica que deverá sofrer modificações de modo a atender um novo perfil de problemas. 3) Você concorda com a corrente NEOMATHUSIANA sobre o crescimento populacional ?
Não , hoje a tendência é termos menos filhos, pois nos preocupamos com as condições e qualidade de vida. Além de existir várias formas de fornecimento aos países inclusive importação de alimentos e outros produtos, além de os países com grande população receberem multinacionais aumentando o emprego nas áreas tecnológicas de produção. 4) Explique alguns fatores que podem afetar a taxa de mortalidade e a fecundidade em um país.

TAXA DE MORTALIDADE: desenvolvimento da medicina e da saúde pública, condições socioeconômicas que afetam a nutrição, habitação e a educação da população,principalmente das mães quando se analisa a mortalidade infantil por questões institucionais com regras sanitárias, legislação trabalhista,etc. Por aspectos culturais que influem na alimentação , educação, etc.

TAXA DE FECUNDIDADE: condições socioculturais como religião , valores morais/ filosóficos, relações familiares , regras legais e morais relativas ao

Relacionados