151894850507

756 palavras 4 páginas
Conflito no Oriente Médio
Desde o sequestro de três jovens israelenses, tensões entre judeus e palestinos aumentaram. Israel convocou reservistas e não descarta uma ofensiva terrestre. Saiba mais sobre as raízes do conflito e sua repercussão.
Por que Israel está atacando a Faixa de Gaza?
O Exército israelense quer impedir o lançamento de mais foguetes a partir de Gaza e enfraquecer o grupo radical islâmico Hamas. Nas madrugadas destas terça-feira e quarta-feira (09/07), Israel atacou centenas de alvos do lado palestino, supostamente incluindo casas de membros do Hamas. Além disso, a força aérea disparou contra lançadores de foguetes e campos de treinamento, disse um porta-voz dos militares.
Antes disso, o Hamas havia reivindicado a autoria dos ataques com foguetes vindos da Faixa de Gaza. Mais de 200 projéteis foram disparados somente nas últimas duas noites. Entre os alvos estavam grandes centros populacionais de Israel, como Tel Aviv e Jerusalém. Os confrontos são os mais graves desde 2012, quando Hamas e Israel travaram uma guerra de oito dias.
O que provocou as tensões atuais?
No dia 12 de junho, três jovens israelenses foram sequestrados na Cisjordânia e encontrados mortos duas semanas depois. O governo de Israel acusa o Hamas como responsável pelo crime. Na busca dos autores, seis palestinos foram mortos pelo Exército e cerca de 420 foram presos, a maioria deles membros do Hamas.
A seguir, na noite de 2 de julho, um adolescente palestino foi morto perto de Jerusalém e, de acordo com uma autópsia, o jovem foi queimado vivo. Seis suspeitos judeus foram presos por conta da suposta vingança. Detalhes da investigação estão sendo mantidos em segredo. Segundo a mídia local, três dos suspeitos confirmam o assassinato do jovem palestino.
Qual o contexto político do crime?
Antes mesmo do assassinato dos três jovens israelenses, as relações entre Israel e o governo palestino já estavam tensas. No final de abril, os líderes dos radicais do Hamas e dos moderados

Relacionados