150819970388

406 palavras 2 páginas
Trabalho de Libras
Faculdade de Educação UERJ
Beatriz Laiun - Turma 1

Onde tem comunidades de surdos se desenvolve uma língua de sinais e como passa com as línguas orais, varíam dependendo da região em que se está, não se baseiam na língua que se fala no país de origen. Existem muitas variedades de línguas de sinais em todo o mundo e em muitas ocasiões se baseiam nas culturas locais. Têm uma gramática muito rica e complexa, e como qualquier língua se pode usar para tratar todo tipo de temas desde os mais banais, até os mais abstratos e elevados.
A LIBRAS é capaz de expressar idéias sutis, complexas e abstratas. Os seus usuários podem discutir filosofia, literatura ou política, além de esportes, trabalho, moda, etc. A LIBRAS pode expressar poesia e humor. Como outras línguas, a LIBRAS aumenta o vocabulário com novos sinais introduzidos pela comunidade surda.
Libras já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada. Estão garantidas pelo poder público, formas institucionalizadas de apoio para o uso e difusão como meio de comunicação. LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais.Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo.
Devemos respeitar a língua de sinais e o direito do surdo a ser educado em língua de sinais. Assim como, quando parte do surdo, a vontade de oralizar deve ser respeitada, pois partiu dele e não foi imposta e opressora, vinda de todos os quadrantes, como de fato, acontecia no século passado e continua acontecendo em certos locais.
A leitura labial não é uma habilidade natural, em todo surdo. Esta precisa ser ensinada, como se ensina leitura, escrita, etc. Poucas pessoas surdas fazem uma boa leitura labial
Há diversos níveis de surdez, são classificados em:
- Parcialmente surdo
Pessoas

Relacionados