150713500396

2221 palavras 9 páginas
TRABALHO DE FILOSOFIA DO DIREITO

Cabe salientar o pensamento que M. Foucault detém sobre as formas e direitos das sociedades contemporâneas. Ele analisa uma crise disciplinar na sociedade afirmando que tanto a sociedade como os indivíduos pertencentes a ela mudam constantemente e que a desordem pública e a cada dia aumenta mais a desordem publica e as pessoas que não seguem as condutas exigidas pelo estado gerando ,assim, uma sociedade sem disciplina.
Ou seja, essa sociedade seria uma abstração, não teria relação de poder e os indivíduos viveriam não submetidos à disciplina.
Focault, pensando na melhor forma para a sociedade propôs a sociedade de controle através de uma formulação que caracteriza o mundo contemporâneo. Esse termo “controle” é utilizado por ele de forma mais geral.
Esse pensador analisando a sociedade, conclui que a relação de poder na atualidade não esta somente restrita ao estado. E que podemos observar essa afirmação na vida diária.

Ressalta também que o direito é uma forma de se romper com os costumes habituais. Porém, não deixando de ocorrer uma vinculação das relações de dominação e sujeição.

Evidencia, assim, que devemos analisar e criticar o direito como um conjunto de regras e normas que fazem existir o ordenamento jurídico. Ou seja, para ele o direito é criado diante da convivência da sociedade.

Salienta também em sua posição que a sociedade vive em constante mudança, concluindo que o direito também, já que esse é produto da convivência da sociedade.

Já Deleuze, faz uma critica analisando a filosofia de Foucalt, sobre as sociedades contemporâneas. Analisa que diante de estarmos obrigado a seguir tais condutas, o estado, se tornou uma sociedade de controle que sempre tem uma relação de poder e dominação. Ou seja, essas relações não visíveis ao analisar o direito.

Esse analisa a positividade invertida das coletividades e posteriormente propõe uma nova observação das formas do pensamento

Relacionados