15_ _Tecidos_Conjuntivos_EXT

5378 palavras 22 páginas
A característica marcante do tecido conjuntivo é que vários tipos de células, além de mostrarem-se com formas e funções diferentes, estão separadas por quantidades variáveis de material intercelular.

Apesar de existirem algumas variedades deste tecido, todos se estruturam de tal forma que células estão embebidas numa substância fundamental amorfa, de consistência semifluida, na qual se verifica a presença da proteína colágeno, na forma de fibra. A substância fundamental do tecido conjuntivo permite o transporte de células, pequenas partículas, oxigênio e gás carbônico em solução, conferindo-lhe uma função transportadora.

Este tecido, além do transporte de substâncias e células, tem a capacidade de reagir a agressões, dar sustentação e de proporcionar reparo estrutural do organismo após vários tipos de traumas.

TIPOS CELULARES DO TECIDO CONJUNTIVO

Fibroblasto: é a principal célula do tecido conjuntivo. Apresenta núcleo oval, grande e o citoplasma é ramificado. Sua função é produzir e renovar a substância intercelular. Quando em repouso, chama-se fibrócito e não apresenta ramificações.

Macrófago: tem forma e tamanho variados. O núcleo pode ser oval ou em forma de rim. Podem ser fixos, quando re-cebem o nome de histiócitos ou apresentar movimento amebóide, quando então se locomovem para realizar fagocitose. São responsáveis por passar as informações sobre um antígeno para o sistema imunológico.

Mastócito: distribuem-se por todo o tecido conjuntivo, mas com maior frequência no sangue. São as responsáveis pelas reações de hipersensibilidade imediata do organismo, quando entram em contato um antígeno. Liberam histamina e heparina, substâncias atuantes em casos de alergia, anafilaxia, sensibilidade a medicamentos, etc.

Plasmócito: é um tipo celular importante na defesa do organismo, pois é o principal produtor de anticorpos. São en-contrados principalmente no conjuntivo adjacente aos epitélios do trato respiratório e digestório, particularmente em regiões de

Relacionados