14stres

1768 palavras 8 páginas
Psicossociologia do Trabalho

FMH - Psicossociologia do trabalho

STRESS
OCUPACIONAL
Link:
The American Institute of Stress http://www.stress.org Bases históricas do estudo do stress
STRESS
Sumário
Bases históricas do estudo do stress
Definições de stress
Os factores de stress (causas)
Efeitos do stress (consequências)
Gestão do stress

Cannon, 1935 - Postula a importância do equilíbrio e estabilidade nos sistemas orgânicos (homeostasia). Contudo, essa estabilidade e equilíbrio por vezes é perturbada por factores externos (stress).
Selye 1950 - Usa a palavra stress para se referir à quebra geral que o corpo sofre em consequência dos usos e costumes da vida moderna. Há agentes ambientais stressantes
(stressors), que provocam no organismo a resposta de stress.

1. Fase de alarme. Reacção do corpo a uma ameaça do meio. O

Síndrome geral de adaptação

3 fases – Selye
1. Fase de alarme.
2. Fase de resistência.
3. Fase de exaustão.

pnoriega@fmh.utl.pt

alarme ouve-se e quase todos os órgãos do corpo estão prontos para “fugir ou lutar”. Em muitos casos esta fase é de curta duração.

2. Fase de resistência. Quando o factor stressante é mais persistente e resulta numa mudança fisiológica ou mental. A pessoa adapta-se ao stressor , e o sintoma usualmente desaparece.

3. Fase de exaustão. Ocorre quando os recursos físicos e

psicológicos se esgotam. A exposição prolongada aos stressores pode sobrepor-se à capacidade adaptativa e terem como resultado manifestações físicas como a fadiga, doença, incapacidade e até a morte. Durante esta fase as consequências adversas do stress tornam-se visíveis em termos de produtividade e bem estar físico e psicológico.

1

Psicossociologia do Trabalho

O que é o stress...

Algumas definições....

Stress Ocupacional
Uma condição dinâmica em que o indivíduo é confrontado com uma oportunidade, constrangimento ou exigência relacionada com aquilo que deseja e cujo resultado é percepcionado como sendo simultaneamente importante e
incerto

Relacionados